domingo, outubro 28, 2012

O cerco à "tranquilidade" de Relvas

"Façamos uma breve análise aos factos decorrentes das investigações jornalísticas dadas à estampa esta semana e, em especial, à do jornal "Expresso", na sequência da auditoria feita a 120 processos de licenciaturas da Universidade Lusófona conseguidas com base nos créditos atribuídos em função do reconhecimento da carreira profissional dos alunos. Desta avaliação da Inspeção-Geral da Educação e Ciência (IGEC) ficamos a saber que o atual ministro-adjunto e dos Assuntos Parlamentares foi o único estudante a ser contemplado com 160 créditos. Mas esta é apenas uma das proezas do compagnon de route de Pedro Passos Coelho. Relvas terá ainda recebido equivalências a cadeiras como Teorias Políticas Contemporâneas II e Língua Portuguesa III e IV que não existiam no ano letivo de 2006/07, quando se tornou aluno daquela universidade privada. Na aparente embrulhada que envolve todo este processo sabe-se também que a inscrição do agora ministro foi feita em novembro de 2006 quando a data- -limite seria agosto.
Perante esta trapalhada, o ministro da Educação, e colega de Relvas no Executivo, não teve outra saída que não fosse a de sancionar com uma advertência formal a Lusófona por não cumprir as recomendações da IGEC relativamente aos processos de creditação profissional. Até porque, considera Nuno Crato, "a dignidade de todo o labor universitário e a correspondente confiança que as famílias, os estudantes e o país nele depositam não são consentâneos com a morosidade na mudança de atitude quanto à clareza e rigor dos atos universitários, designadamente no que se refere à certificação de competências profissionais". Ou seja, por muito meritória ou legal que seja - e até desejável em algumas circunstâncias -, a creditação profissional não pode - ou não deve - substituir-se de forma cega à vivência universitária. E muito menos quando os processos pecam pela falta de transparência.
É, por isso, que esperamos agora para ver o resultado prático da decisão de Crato que, diz-se, pode levar à retirada das polémicas licenciaturas. Nada que, aparentemente, incomode Miguel Relvas, que já se manifestou de "consciência tranquila" relativamente a mais esta avalanche de novos dados sobre a sua peculiar condição académica. Fez até saber que quer que tudo seja apurado quanto às licenciaturas da Lusófona. Este será, porventura, um dos poucos pontos nos quais os portugueses convergem com a opinião do ministro-adjunto. Não só queremos, como o exigimos.
Com este cenário a enquadrar o fim, ontem, das jornadas parlamentares conjuntas PSD/CDS, outra colega de Relvas no Conselho de Ministros, Paula Teixeira da Cruz, afirmou perante os deputados da coligação governamental que "a classe política tem que ser exemplar" porque, caso contrário, "perdemos a legitimidade". Não sabemos que recado pretendeu passar a titular da pasta da Justiça, mas as suas palavras foram claras: "se nós [os políticos] não formos referências, dificilmente os portugueses aceitarão sacrifícios". Aguardemos pelas cenas dos próximos capítulos".
 
Alfredo Leite
JN

terça-feira, outubro 23, 2012

Obviamente, contra

"A terem um pingo de vergonha, os deputados do PSD e do CDS terão de votar contra o Orçamento de Estado de 2013 (OE 2013). Esta é a única atitude aceitável, uma vez que se candidataram com um programa eleitoral exactamente oposto ao confisco fiscal que Vítor Gaspar pretende aplicar. O objectivo do ministro das Finanças é indisfarçável: tentar arrecadar o máximo de impostos aos cidadãos e às empresas, para, por um lado, tentar baixar o défice e, por outro, continuar a alimentar os privilégios dos poderosos que se lambuzam com os dinheiros do estado.
São estes os protegidos de Gaspar que, além de abocanharem os recursos públicos, são poupados a esta fúria fiscal. O património imobiliário dos especuladores está titulado em fundos isentos de IMI e IMT, as fundações fantasma dos milionários estão dispensadas de pagar o IMI, IRC, imposto automóvel e de circulação. E até os rendimentos de capital são tributados a níveis bem inferiores aos do trabalho.
Quanto ao resto, Gaspar tributa em tudo o que mexe. O trabalho é penalizado com o aumento de IRS, o que terá como consequência imediata o fim da classe média; Gaspar martiriza o consumo com taxas de IVA obscenas, acarretando falências em massa, em particular na área da restauração. O património habitacional é fustigado com o aumento do IMI, arruinando os orçamentos familiares dos que, de forma imprevisível, vêem os seus encargos aumentar, justamente quando os rendimentos diminuem.
Os deputados da maioria estão pois obrigados a combater este terrorismo fiscal. Os do PSD porque, em campanha eleitoral, recusaram liminarmente qualquer aumento de impostos. O caso dos parlamentares centristas é ainda mais grave, porquanto recentemente o líder do seu partido assumiu que a carga fiscal é insuportável e qualquer agravamento seria inadmissível. Se, violando o mandato que receberam do povo, os parlamentares centristas e social-democratas aprovarem o OE 2013, perceber--se-á que estes cavalheiros não dispõem de vontade própria. São assim marionetas das direcções partidárias a quem devem o mandato e, o que é mais grave, instrumentos dos intocáveis, esses malditos poderosos que se continuarão a alimentar dos despojos da nossa tortura fiscal".
 
Paulo Morais
CM

domingo, outubro 21, 2012

O que diz Mário Nogueira sobre a vinculação de professores contratados

Correio da Manhã – O Governo anunciou que podem concorrer à vinculação extraordinária no quadro docentes contratados com dez ou mais anos de serviço. Como comenta?
Mário Nogueira – Não esperava isto. O código de trabalho diz que o limite de contratos a termo são três anos, e há uma directiva comunitária para aplicar isto no público. Tudo vai depender das vagas que decidirem abrir; por isso até podiam exigir os três anos de serviço.
– O que fará a Fenprof?
– Vamos negociar, ver qual a margem de manobra, mas se o Ministério da Educação avançar com isto nestes termos, não merecerá o nosso acordo e entraremos com acções nos tribunais nacionais para a directiva comunitária ser cumprida.
– Quantos professores estima que serão vinculados?
– A expectativa é que seja uma coisa quase simbólica, para justificar o ministro em Junho ter anunciado isto. No grupo de Informática ou de EVT, dificilmente há gente com dez anos de serviço.
– Os docentes vão ter de concorrer a nível nacional.
– É um exagero, porque professores com 18 anos de serviço podem ir parar longe de casa, continuando a ganhar 1300 euros líquidos, mesmo que sejam colocados no 6.º ou 7.º escalão, porque as carreiras estão bloqueadas.

terça-feira, outubro 16, 2012

A culpa é do povo

"A ideia de que os portugueses são responsáveis pela crise, porque andaram a viver acima das suas possibilidades, é um enorme embuste. Esta mentira só é ultrapassada por uma outra. A de que não há alternativa à austeridade, apresentada como um castigo justo, face a hábitos de consumo exagerados. Colossais fraudes. Nem os portugueses merecem castigo, nem a austeridade é inevitável.
Quem viveu muito acima das suas possibilidades nas últimas décadas foi a classe política e os muitos que se alimentaram da enorme manjedoura que é o orçamento do estado. A administração central e local enxameou-se de milhares de "boys", criaram-se institutos inúteis, fundações fraudulentas e empresas municipais fantasma. A este regabofe juntou-se uma epidemia fatal que é a corrupção. Os exemplos sucederam-se. A Expo 98 transformou uma zona degradada numa nova cidade, gerou mais-valias urbanísticas milionárias, mas no final deu prejuízo. Foi ainda o Euro 2004, e a compra dos submarinos, com pagamento de luvas e corrupção provada, mas só na Alemanha. E foram as vigarices de Isaltino Morais, que nunca mais é preso. A que se juntam os casos de Duarte Lima, do BPN e do BPP, as parcerias público-privadas e mais um rol interminável de crimes que depauperaram o erário público. Todos estes negócios e privilégios concedidos a um polvo que, com os seus tentáculos, se alimenta do dinheiro do povo têm responsáveis conhecidos. E têm como consequência os sacrifícios por que hoje passamos.
Enquanto isto, os portugueses têm vivido muito abaixo do nível médio do europeu, não acima das suas possibilidades. Não devemos pois, enquanto povo, ter remorsos pelo estado das contas públicas. Devemos antes sentir raiva e exigir a eliminação dos privilégios que nos arruínam. Há que renegociar as parcerias público--privadas, rever os juros da dívida pública, extinguir organismos... Restaure-se um mínimo de seriedade e poupar-se-ão milhões. Sem penalizar os cidadãos.
Não é, assim, culpando e castigando o povo pelos erros da sua classe política que se resolve a crise. Resolve-se combatendo as suas causas, o regabofe e a corrupção. Esta sim, é a única alternativa séria à austeridade a que nos querem condenar e ao assalto fiscal que se anuncia".
 
Paulo Morais
CM
 

sábado, outubro 13, 2012

Ricos professores ricos

"Os professores portugueses vão subir de ricos professores a professores ricos. O governo assim os quer na proposta de orçamento para 2013.
Não podendo ir para os escalões mais altos da sua carreira há muito congelada passarão a integrar os escalões mais altos de IRS. É mais uma generosa forma de descompensação forçada. Docentes taxados como ricos têm de ser ricos à força. Pedagogicamente é a melhor riqueza.
Por ora, segundo o relatório da rede Eurydice da Comissão Europeia, divulgado no Dia Mundial do Professor, já estão entre os mais afortunados da Europa ao lado dos espanhóis, gregos e irlandeses. Viram os bolsos dos seus rendimentos aliviados em média 20% entre 2010 e 2012. Coisa pouca.
Eurydice vê mais. Os professores levam 34 anos para chegar ao topo da carreira quando a média europeia fica entre 15 e 25 anos. Somos mais lentos a fazer escalada quando a escalada dos preços é vertiginosa em Portugal e a descida dos vencimentos e pensões brutal. A Eurydice é velhaca. Bem podia estar calada. Só sente na pele quem sabe.
"O presidente da República, como referiu no discurso pronunciado no beco onde se comemorou o 5 de Outubro, elogiou os professores que têm um "papel fundamental" que "tem de ser valorizado". Quer a Educação como a "grande causa republicana do novo milénio". Mil anos acho pouco. tanto mais que já foram consumidos ingloriamente doze anos a desanimar.
Eu disse beco. Enganei-me como sempre e tenho dúvidas se é beco, viela, ou lugar esconso. Sei que se chama Praça da Galé. Parece um claustro que evita a ruidosa claustrofobia que a Praça do Município provoca a intrépidos políticos. Ainda assim uma mulher histérica aos gritos e outra a cantar Lopes Graça conseguiram entrar. Não tem graça nenhuma. E não era a bandeira que estava ao contrário. O país é que foi virado de patas para o ar.
Bagão Félix considerou o Orçamento para 2013 "um terramoto fiscal" que vai dar cabo da economia. Só não avalia se tem grau 7, "destruidor", ou grau 8, "devastador". Acho que o grau é 20, "redentor".
O terramoto de 1755 e o maremoto subsequente, com amplitude semlhante a este, não deixaram pedra sobre pedra. matando milhares em todo o país. Mas teve um efeito resgatador. Permitiu ao Marquês de Pombal, entre muitas outras medidas, reformar o ensino, criar uma escola primária em cada freguesia e instituir o cargo de Director Geral de Estudos para recrutamento de professores a quem deu privilégios que só a nobreza possuía. Com a extinção da Direcção Geral de Estudos foi criada a Real Mesa Censória que passou a controlar escolas e professores.
Os que sobreviverem ao terramoto de 2013 só devem estar infinitamente gratos ao governo. Os que não puderam entrar no Pátio que sejam desterrados para as galés.
Os professores, que enjoam facilmente em terra e não sabem gritar nem cantar, o ministro deve impor-lhes em casa uma mesa censória real para aliviar descontentamentos pueris. E uns continuarem no desemprego; os outros para não amimarem os seus ricos alunos.
A "grande causa republicana" exige que a maioria dos portugueses sejam taxados como ricos e domados como pobres de espírito".

quarta-feira, outubro 10, 2012

Mais Estado e pior Estado - crónica de Santana Castilho

1. A portaria nº292-A/2012 cria “cursos vocacionais” no ensino básico. Formalmente, caiu a intenção arrepiante de obrigar crianças de tenra idade a aprender um ofício. Mas tudo está ordenado para produzir o mesmo efeito. O diploma está abaixo do medíocre: redigido em Português pobre, tecnicamente deplorável quanto à substância, pejado de intenções de parcerias e protocolos indefinidos, não passa de uma nova versão dos Cursos de Educação e Formação, de má memória. O alvo confessado são os que chumbam mais que duas vezes. A razão por que chumbam não interessa. O cinismo não se disfarça quando se fala de crianças de 13 anos a “optarem” por um destino de vida. O acto falhado radica na qualificação de “regular” para o outro ensino, o intelectual, deixando a este, por antinomia óbvia, a condição de “irregular”. Que diria Crato, do “Plano Inclinado”, dos disparates que Crato, ministro, escreveu no artigo 9º da portaria? Que será “avaliação modular”? A que título, quando estatui sobre avaliação, confunde com ela considerações metodológicas e didácticas? Que brincadeira é aquela de quatro relatórios finais, a serem redigidos por crianças do ensino básico, que chumbaram duas ou três vezes, certamente a Português, como instrumento central de uma presumível classificação, a que ministro chama avaliação? Onde fica o seu rigor, com a trapalhada que consagra nos artigos 10º e 11º? Se o aluno se contentar em ficar por ali, o que fez “habilita”. Se quiser ir para o tal ensino “regular”, o que fez já não habilita?
Entendamo-nos, em seis linhas. A lei estabelece um ensino básico. Quer isso dizer que é desígnio da sociedade que todos os portugueses obtenham um conhecimento mínimo, básico. O que está fixado e não outro. O ensino profissionalizante deve vir depois. Como ensino tão “regular” como o outro. Com igual dignidade, livremente escolhido, quando a maturidade o permita, com orientação vocacional séria e cooperante, sem marca social de origem nem estigma de chumbos acumulados.
2. Mesmo num quadro bem visível e persistente de desorientação e vacuidade de ideias úteis, surpreende a facilidade com que Nuno Crato dá tiros no próprio pé. Mal os tribunais decidem sobre um atropelo à lei, é vê-lo partir para outro, fora de tempo, qual cavaleiro de triste figura. Quem, equilibrado, se lembraria de decidir, agora e contra uma prática estabilizada desde 2007, que os exames do 12º ano passariam a versar as matérias do 10º e 11º, também? Felizmente que, desta feita, a asneira foi engolida numa semana. Mas deixou mais um estilhaço da credibilidade há muito implodida.
3. Nuno Crato tutela a Parque Escolar, um símbolo do desvario político que nos trouxe ao abismo. Tem uma dívida próxima dos 2.000 milhões de euros. Em 2011, enquanto Crato despediu professores aos milhares, essa empresa mais que duplicou o seu pessoal, aumentando a respectiva despesa para 13 milhões de euros. Sem que nada tenha acontecido aos responsáveis, ultrapassou em 70 por cento o orçamentado desempenho da sua actividade e pagou 105 milhões de euros a arquitectos e 750 mil a advogados, sem maçadores concursos públicos. E sem que o ministro pestaneje ou Gaspar fale mais rápido que o costume, acaba de lançar um concurso público de 98 mil euros para que, pasme-se, … lhe digam quanto valem as escolas que o casino do Estado lhe colocou no regaço. Isto, mais os 61 mil pagos a Sérvulo Correia e Associados (que se somam aos 32 mil de que não se fala, ajustados por boca logo que o Governo tomou posse) é tão-só uma gota nas desvergonhas do Estado.
4. Os detalhes precedentes, graves em si mesmos, são mais graves na medida em que ilustram a incapacidade de um trio patético de governantes para o ensino não superior, incapazes de fazer algo planeado e sério, para além de complicarem inutilmente a vida dos professores e dos alunos e criarem mais Estado, mas pior Estado. E são ainda mais graves na medida em que não constituem excepção. Outrossim marcam um colectivo em decomposição acelerada.
Como já todos entenderam, o aumento de impostos é a prazo ineficaz. Por exaustão dos contribuintes, a quebra das receitas é a resposta perversa, mas certa. Entrámos num vórtice de que só sairemos com outros governantes, minimamente conhecedores da realidade nacional. A insolência destes vai acabar incumprindo o incensado memorando. Pelo meio ficará um caminho juncado de cadáveres, no dizer do novo bispo vermelho, fruto de uma governação por catálogo, obsessiva e sem sentido, que recusou propostas e avisos de todos os quadrantes, com o único argumento, democrática e socialmente terrorista, de que não há alternativas. Este é o paradoxo de Passos. Queria menos Estado e melhor Estado. Vai partir com mais Estado e pior Estado.
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terça-feira, outubro 09, 2012

Sempre a malhar na função pública

Até o único subsídio a receber será pago em duodécimos. Mais de 42 mil contratados a prazo serão dispensados no próximo ano. Idade da reforma passa para os 65 anos.

segunda-feira, outubro 08, 2012

Nuno Crato recuou

Depois da contestação gerada era certo que o governo iria recuar na decisão de incluir a matéria dos três anos do secundário nos exames do 12º ano. Felizmente que acabou por imperar o bom senso, ainda que isso só tenha acontecido porque os pais e alunos contestaram a medida.

sábado, outubro 06, 2012

Salários. Professores portugueses entre os mais afectados pela crise

"Os professores portugueses estão entre os docentes da Europa que mais sofreram com as medidas de austeridade. Os cortes salariais na ordem dos 20% colocam esta classe entre as que mais foram lesadas com a crise económica, a par dos colegas espanhóis, gregos ou irlandeses.
A conclusão surge no relatório ontem divulgado pela Comissão Europeia que analisou os vencimentos e subsídios de professores e directores na Europa, no ano lectivo 2011-2012, concluíndo que, em 16 dos 32 países estudados, os salários dos professores foram reduzidos ou congelados, como consequência da conjuntura económica.
Depois do corte médio de 5% nos salários de 2011, pagamento dos subsídios de férias e de Natal da classe docente em Portugal foi suspenso, tal como aconteceu com os funcionários públicos. As medidas representaram um corte médio de cerca de 20% nos rendimentos dos docentes entre 2010 e 2012.
Divulgado ontem para assinalar o Dia Mundial do Professor, o relatório elaborado pela rede Eurydice mostra, no entanto, que o golpe nos vencimentos da classe docente foi mais profundo na Grécia, onde o salário base sofreu uma quebra de 30% e o governo deixou de pagar os subsídios de Natal e Páscoa.
A Irlanda, por seu turno, reduziu no ano passado os vencimentos dos novos professores 13% e reduziu ainda 20% os rendimentos de todos os docentes que ingressaram no ensino a partir de Janeiro deste ano. Em Espanha, os salários da classe docente e dos restantes funcionários públicos tiveram em 2010 cortes de 5% e deixaram também de ser ajustados à inflação.
O relatório da Comissão Europeia mostra ainda que, em média, é preciso esperar entre 15 e 25 anos para um professor atingir o topo salarial na maior parte dos países mas, em Portugal, Espanha, Itália, Hungria, Áustria e Roménia, “são necessários 34 anos ou mais para conquistar o salário máximo”. De acordo com o documento da Eurydice, o salário máximo dos professores mais antigos é, por regra, duas vezes superior ao salário mínimo dos colegas mais novos. Em Portugal, segundo os dados da Federação Nacional de Professores, um docente com 15 anos de serviço viu o seu ordenado bruto ser reduzido em 2011 de 1982 euros para 1913. No caso dos contratados com mais de 20 anos de serviço, o seu salário bruto é de 1373, recebendo (salário líquido) cerca de 1040 euros".
Jornal i

quarta-feira, outubro 03, 2012

terça-feira, outubro 02, 2012

Mais uma sacanice do Nuno Crato

Exames do 12º ano vão incidir sobre matéria dada nos três anos do secundário. Até aqui tudo bem. O que é extremamente injusto, para não lhe chamar outra coisa, é que esta medida se aplique aos alunos que estão no 11º e 12º anos. Vão ser tantas as reclamações que estou convencido que esta medida só se irá aplicar aos alunos que se matricularam este ano no 10º ano. Haja bom senso.

segunda-feira, outubro 01, 2012

Professores portugueses com mais stress do que população americana

"Os professores portugueses têm um nível de stress superior à população norte-americana, considerada uma das sociedades mais stressadas, conclui um estudo sobre o esgotamento físico e mental dos docentes portugueses.                           
Alexandre Ramos, autor do estudo sobre burnout (esgotamento físico e mental) entre os docentes portugueses, explica que, com base nas suas conclusões, “a grande maioria dos professores encontra-se em níveis médios e baixos de burnout, mas nenhum se encontra no estado de ausência [de burnout], o que parece ser preocupante”.
“Se queremos preservar a qualidade de ensino nas escolas, é indispensável preocuparmo-nos seriamente e imediatamente com a saúde dos professores”, alerta o especialista, que considera o problema preocupante por causa da qualidade de ensino nas escolas.
Os factores que o psicólogo clínico e de aconselhamento aponta como contributos para a situação de burnout são “a indisciplina dos alunos, as más relações com os colegas de trabalho e com a direcção, a carga objectiva de trabalho e a burocracia”.
O investigador recorda que “um nível muito elevado de burnout está altamente associado a problemas de saúde e absentismo no trabalho”.
Os sintomas de mau estar ocupacional mais relatados são a falta de tempo para a família e amigos, dores musculares, de coluna e de cabeça, perda de energia e cansaço, irritabilidade e perda de paciência com facilidade, esquecimentos e sentimento de falta de reconhecimento profissional.
 Alexandre Ramos realizou dois trabalhos: um estudo na Escola Secundária de Camões (com 26 dos 140 professores) e outro abrangendo dez escolas a nível nacional. Quando comparou o nível de stress dos professores com dados obtidos em 2002, o investigador verificou, contudo, que se regista uma ligeira descida, passando de 19,17 para 17,45%.
O investigador também concluiu que os professores menos propensos a burnout são os de informática e avança uma possível explicação: “Talvez os níveis de indisciplina sejam menores nessas aulas, pois os alunos estão mais ocupados a trabalhar no computador”.
Por outro lado, as professoras tendem a apresentar níveis de “stress percebido” e alguns sintomas de mau estar ocupacional, físicos e emocionais significativamente superiores aos homens.
Já os professores do sexo masculino “tendem a revelar níveis mais altos de despersonalização ou cinismo, o que significa olhar para os alunos e vê-los como meros objectos”, acrescenta".
Público